Protocolo é uma “linguagem” usada para transmitir dados pela rede. Para que dois computadores passam se comunicar, eles devem usar o mesmo protocolo (ou seja, a mesma linguagem).
A pilha de protocolos faz uma porção de coisas e o papel do modelo OSI é padronizar a ordem em que a pilha de protocolos faz essas coisas. Dois protocolos diferentes podem ser incompatíveis, mas se eles seguirem o modelo OSI, ambos farão as coisas na mesma ordem, ajudando aos desenvolvedores de software a entender como eles funcionam.
TCP/IP não são na verdade um único protocolo, mas sim vários protocolos trabalhando em conjunto. Portanto é“pilha de protocolos”.
•Protocolo TCP/IP Transmission Control Protocol é um protocolo de rede que corresponde à camada de transporte da OSI. Ele fornece transporte full-duplex baseado em conexão. Quando o overhead de um transporte baseado em conexão não é requerido.
•Protocolo UTP é um protocolo da camada de transporte (host a host) sem conexão. Ele não fornece confirmações de mensagens, simplesmente transporta datagramas.
•Protocolo IPX (Internetwork Packet Exchange Protocol / Sequenced Packet Exchange) é um protocolo da camada de transporte que estende o IPX para fornecer serviço baseado em conexão com uma transmissão confiável. A transmissão confiável é garantida pela retransmissão de pacotes quando há algum erro.
•Protocolo
SPX é derivado de um protocolo similar existente no conjunto de protocolos de rede XNS. O SPX estabelece circuitos virtuais chamados conexões. O identificador de conexão de cada conexão aparece no cabeçalho do SPX. Um determinado processo da camada superior pode ser associado a vários identificadores de conexão.
0 comentários:
Postar um comentário