segunda-feira, 13 de junho de 2011

Camada de Rede

A idéia básica do modelo de referência OSI é: cada camada é responsável por algum tipo de processamento e cada camada apenas se comunica com a camada inferior ou superior. Por exemplo, a camada 6 só poderá se comunicar com as camadas 7 e 5, e nunca diretamente com a camada 1.

Cada camada adiciona (transmitindo dados) ou remove (recebendo dados) informações de controle de sua responsabilidade.

 As sete camadas podem ser agrupadas em três grupos: Aplicação, Transporte e Rede.

• Rede: As camadas deste grupo são camadas de baixo nível que lidam com a transmissão e recepção dos dados da rede.

• Transporte: Esta camada é responsável por pegar os dados recebidos da rede e transformálos em um formato compreensível pelo programa. Quando seu computador está transmitindo dados, esta camada pega os dados e os divide em vários pacotes para serem transmitidos pela rede. Quando seu computador está recebendo dados, esta camada pega os pacotes recebidos e os coloca em ordem.

• Aplicação: Essas são as camadas mais altas que colocam os dados no formato usado pelo programa.

• Camada 7 – Aplicação: Faz a interface entre o programa que está enviando ou recebendo dados e a pilha de protocolos.

• Camada 6 – Apresentação: Converte o formato do dado recebido pela camada de Aplicação em um formato comum a ser usado pela pilha de protocolos.

• Camada 5 – Sessão: Permite que dois programas em computadores diferentes estabeleçam uma sessão de comunicação. Esses dois programas definem como será feita a transmissão dos dados e coloca marcações nos dados que estão sendo transmitidos.

Camada 4 – Transporte: Os dados são divididos em vários pacotes. Pega os dados enviados pela camada de Sessão e dividi-los em pacotes que serão transmitidos pela rede. ido com sucesso.

• Camada 3 – Rede: Responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos em endereços físicos, de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino e determina a rota que os pacotes irão seguir para atingir o destino.

• Camada 2 – Link de Dados: Também chamada Enlace, pega os pacotes de dados recebidos da camada de rede e os transforma em quadros que serão trafegados pela rede, adicionando informações como o endereço da placa de rede de origem, o endereço da placa de rede de destino, dados de controle, os dados em si e uma soma de verificação, também conhecida como CRC.

Camada 1 – Física: Esta camada pega os quadros enviados pela camada de Link de Dados e os transforma em sinais compatíveis com o meio onde os dados deverão ser transmitidos. Se o meio for elétrico, essa camada converte os 0s e 1s dos quadros em sinais elétricos a serem transmitidos pelo cabo; se o meio for óptico (uma fibra óptica), essa camada converte os 0s e 1s dos quadros em sinais luminosos; se uma rede sem fio for usada, então os 0s e 1s são convertidos em sinais eletromagnéticos; e assim por diante.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites